terça-feira, 13 de abril de 2010

Escolas Especiais

Apartir do momento em que se percebeu que as pessoas diferentes eram capazes de desenvolver atividades senão igual bem próximo das pessoas considerados perfeitas, e isso fez com cada pessoa pudesse desenvolver atividades de maneira igualitária nas salas de aula. Porém existem alguns questionamento que devem ser feitos no que diz respeito a inclusão de maneira intensa e total. As escolas na maioria das vezes se tornam mais exclusivas, quando deveriam ser inclusivas pois ainda não existe uma amplificação dos sistemas publico e privado que de sustentabilidade ao desenvolvimento da educação inclusiva. Incluir consiste não só em criar meios através dos quais os alunos se sintam a vontade e de certo forma confortados no desenvolvimento das atividades, mas também em buscar formulas que visem a interação entre alunos com necessidades e os demais e que isso aconteça de forma prazerosa.

Para isto são necessárias adaptações como formas diferentes de ensinar e avaliar os alunos e de relacionamento com as suas diferenças, deve ser garantido suportes como apoio pedagógico, clinico, qualificação profissional, parcerias com as secretário de educação, podendo assim facilitar o acesso, não só incluindo fisicamente mas sim com todos os suportes acima citados. Agindo deste forma estaremos sim dando um grande salto para a inclusão de fato.

No Brasil hoje podemos constatar que já existe um grande numero de leis de iniciativas voltadas para a questão da garantia dos direitos das pessoas com necessidades especiais.

Essas leis precisam ser respeitadas e implementadas por isso a importância em conhecer e multiplicar o conhecimento adquirido sobre elas em qualquer espaço de vivencia.

Alguns registro do reconhecimento da garantia dos direitos das pessoas com deficiência estão na Constituição Federal (1998) art: 208. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN / 9394/96. A Lei dos Direitos das Pessoas portadores de deficiência 853) 89. A Lei nº 10098/2000 sobre acessibilidade.

As Diretrizes Nacionais para a Educação especial na Educação Básica (MEC / 2000).

Todas essas Leis e decretos determinam que a educação das pessoas com necessidades educativas especiais deve, ser oferecida de preferença na rede regular e somente de forma extra-ordinário em escolas especiais para alunos que necessitem de apoio intenso e permanente que a escola comum não consegue prover.

Na verdade escola inclusiva é um tema ainda em debate e cansado de polemica quando se pergunta o que é escola inclusiva?

Muitas respostas já foram apresentadas e cada uma apresenta um conjunto de fatores capazes de diferenciar a escola inclusiva das demais. É requisito da escola inclusiva a preocupação pela permanência de seus alunos de forma a não excluí-los no percurso escolar é aquela que se preocupa com e formação de cidadãos conscientes preparador para a vida fora dos muros da escola é aquela que tem o compromisso com e formação continuada de seus professores que incentiva o trabalho cooperativo que respeito a diversidade Humana, organizado de acordo com as necessidades de seus alunos. A escola inclusiva e aquela que oferece respostas necessários para o sucesso escolar de seus alunos é a que busca parceria disponível para oferecer uma educação de qualidade para todos.

As escolas especiais surgiram num momento em que as escolas regulares e publicas só recebiam as crianças e jovens de famílias que tenham horas condições financeiras bons status sociais ou seja aquelas crianças e jovens considerados sem problemas, foi ai que surgiram as escolas especiais que propunham a unificação do ensino, juntando alunos considerados sem problemas e aqueles que apresentavam algumas limitações.

Este tipo de escola organizou uma forma de educação diferenciada.

As escolas especiais ofereciam vantagens e desvantagens pois geralmente eram menores com turmas reduzidas com atendimento especializado com cuidado e proteção individual.

A escola especial na maioria das vezes estimulava a convivência de seus alunos com o seus pares não diferentes, e também passou a receber alunos indicado por escolas comuns contribuindo assim para o não organização das outras escolas acarretando uma grande demanda no atendimento desses alunos, desta forma a demora que ainda existe para a adaptação das escolas comuns de hoje para recepção de alunos com necessidades especiais.


Por Marcos Georje

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