sexta-feira, 9 de abril de 2010

CONTANDO HISTÓRIA

Quem não ouviu narrativas dos contos de fadas, fábulas, histórias de encantamento, mitos e lendas? Mas para essas histórias chegarem aos nossos ouvidos e mexer com o nosso emocional, foi preciso ao longo dos tempos existir personagens que, sem eles seria impossível registrar tantas coisas fantásticas. Os contadores, figura muito importante e durante um longo período da existência humana, os responsáveis direto na preservação de muitos acontecimentos e fatos no decorrer da história.

Sem o protagonismo do contador, dando o seu toque pessoal, ora narrando o fato fielmente como aconteceu, ora exagerando, não existiriam hoje os mitos, lendas e crendices.

E como antes a informações não circulava com a rapidez de hoje e o acesso aos meios de comunicação não era para todos, contar história era um meio de repassar os valores de uma comunidade etc. O momento de contar e ouvir história, geralmente à noite após um dia de trabalho, era um lazer, valorizado por adultos e crianças.
As histórias contadas eram as mais diversas, desde fatos vivido no dia a dia, a bichos selvagens que atacava alguém ou a aparição de uma alma ou outro ser sobrenatural, etc.

É importante preservar essa prática de contar histórias para revitalização da cultura oral, valorização dos contadores das comunidades antigas, já que as histórias contam toda a cultura de uma época.

São Raimundo Nonato - PI
Colunista Agnaldo Ribeiro
MSN: agnaldors46@hotmail.com

Nenhum comentário: