Palestra: Racismo e intolerancia religiosa com Leo Moraes (historiador) e Pai Celino (tenda Pai Joaquim das Cachoeiras), realizado Unidade Escolar Edson Dias Ferreira dia 15 de abril. Um momento histórico, pela primeira vez um terreiro se fez presente dentro de uma escola em São Raimundo Nonato. Os alunos ficaram maravilhados com as informações e pediram que retornássemos mais vezes nesta escola. O Ponto de Cultura Realizará 12 palestras no período de um ano. Agradecemos toda equipe da escola que nos acolheu super bem. Este projeto foi aprovado na PNAB Piauí no edital 04 - Pontos de Cultura e tem apoio da Secult/PI, Governo do Piauí, Minc e Governo Federal.
segunda-feira, 21 de abril de 2025
Oficina de Pandeiro 2025
Dia 27 de março iniciamos a oficina de Pandeiro 2025 do Ponto de Cultura Culturart, serão três meses desta atividade para que os alunos desta oficina possam aprender tocar o instrumento. Participam crianças, adolescentes, adultos e idosos. Um verdadeiro emaranhado etário rico em trocas de experiências e aprendizagens. Este projeto foi aprovado na PNAB Piauí no edital 04 - Pontos de Cultura e tem apoio da Secult/PI, Governo do Piauí, Minc e Governo Federal.
1ª Oficina de Roda de São Gonçalo 2025
Realizada do final de março a meados de abril, a 1ª oficina de Roda de São Gonçalo 2025 do Ponto de Cultura Culturart, foi realizada na sede do Grupo Raimunda Maria de Jesus no Bairro Paraíso das Aves em São Raimundo Nonato, ministrada pelo brincante Teófilo Pereira. Estiveram presentes na oficina integrantes do grupo e crianças da comunidade, contando com a presença das mestras Ceiça e Deni que cantaram a música do folguedo enquanto os outros dançavam. Este projeto foi aprovado na PNAB Piauí Edital 04 - Pontos de Cultura e tem apoio da Secult/PI, Governo do Piauí, Minc e Governo Federal.
sábado, 29 de março de 2025
Apresentação de Reisado no Simpósio de Gestão Ambiental
O Grupo Culturart (Patrimônio Vivo do Piauí) apresentou o reisado no Simpósio de Gestão Ambiental do Nordeste realizado na UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco na ultima quinta feira dia 27. No mesmo dia se apresentou também o grupo Perola Negra, apresentações que fizeram o público aplaudir de pé. Uma ótima iniciativa de discutir preservação ambiental, ao mesmo tempo respeitando e valorizando o fazer cultural dos povos que habitam o bioma caatinga.