A noite de domingo dia vinte nove de janeiro, foi de muita homenagem da dona Mercês um patrimônio vivo do território quilombola Lagoas e de São Raimundo Nonato-PI. Com uma tiradeira de reis e um forró na sala de sua casa. A folia de reis é uma tradição da cultura popular brasileira que no território Lagoas ganhou uma nova formatação com traços típicos de nossa cultura afro-brasileira. Trazendo cantos que mergulha em elementos do folclórico e da singeleza do homem e mulher do campo, seus feitos e sua religiosidade, com temas voltado para natureza que mistura com elementos da cultura local e catolicismo popular. Dona Mercês é uma mestra de oficio; foi professora leiga, ensinava as pessoas das comunidades quilombolas da Lagoa do Encanto, Emas e Boi Morto a ler e escrever. Na sala de sua casa tem um quadro que é um registro do seu oficio de transmitir a lição com amor e dedicação no tempo em que educação era privilégio de poucos.
Busca integrar o seu conhecimento cultural na organização da tirada de reis e roda de São Gonçalo na comunidade. Participando ativamente dessas manifestação como cantadeira das canções de roda de São Gonçalo e Reisado. Possuindo uma das imagem de São Gonçalo mais antiga do quilombo Lagoas, usada por vários devotos da redondeza para pagar suas promessas.
Dona Mercês é cultura, saber orgânico e mestra na agricultura dona de casa zelosa. Que é guardiã da memória viva dos saberes populares do quilombo de Lagoas. Um patrimônio vivo no oficio de cantadeira de reisado e roda de São Gonçalo nas toadas do sertão, e nas horas de Deus, amém e na jornada de são Gonçalo.
No último domingo dia (29) os familiares, parentes e amigos reuniram para celebrar e fortalecer sua ancestralidade. Com uma tirada reis na sua casa na comunidade Boi Morto no território quilombola Lagoas em São Raimundo Nonato.
Autor: Salvador Viana
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
Reisado na Casa de dona Mercês no Quilombo Lagoas
Assinar:
Postagens (Atom)