sábado, 30 de julho de 2011

DOCE SOM EM GUARIBAS









O Grupo Doce Flauta Folclórica se apresentou ontem no Espaço Nordeste de Guaribas Piauí dentro da linguagem de música. O Evento é realizado mensalmente Pelo INEC - Instituto Nordeste Cidadania e Banco do Nordeste com a parceria da Prefeiturade Guaribas e Projovem Adolescente.O Grupo que tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade com a cultura da nossa região, e quando falamos em música regional lembramos principalmente do forró e conseqüentemente do acordeom. Assim o Grupo Doce Flauta Folclórica desafiou-se a tocar as músicas do lendário Luiz Gonzaga sem o auxilio do acordeom, mas mantendo o molejo e a desenvoltura desse ritmo que é mais que cultura é orgânico, está no sangue de cada um de nós. Além de músicas folclóricas de reisados, rodas de Gonçalo, batuques e outros folguedos.
O grupo é formado por quatro músicos, sendo três flautistas (Ailton, Alex e Emanuel), acompanhados por um violonista (Marinaldo), todos são instrutores em aulas de música com trabalhos realizados em toda a microrregião e se conheceram e formaram o grupo de flauta em 2008, quando se integraram nas atividades artísticas e culturais do projeto Contando, Cantando e Educando do Grupo Culturart. Então Alex reuniu todos os músicos flautistas e resolveram formar um trio de flauta doce que mais tarde incorporaram o acompanhamento do violão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UTILIDADE PÚBLICA CULTURAL




O Centro Cultural do ponto de Cultura culturart é usado com frequencia por artístas da cidade de São Raimundo Nonato-PI para realizar seus projetos culturais, na maioria músicos. Semana passada Luis voz e Violão ocupou o espaço para ensaiar, além de Luis, Emanuel e Gildomar o acompanharam no ensaio com flauta e guitarra respectivamente.
O Grupo Culturart mantém este espaço funcionando graças ao apoio cultural de Ateliê Nossa Senhora da Guia, CAA, Pousada Zabelê, Verdurão Santana, Lojas Paixão e Ribeiro, Jairon Ramos, B e S informática e Amélia Teresa, além da contribuição dos socios. Para que estas parcerias continuem acontecendo no município.

SANFONEIRO GRAVA NO CULTURART





Edvan "O TOCADOR" grava seu primeiro CD e escolheu o studio do ponto de Cultura Culturart para gravar seu album no estilo forró pé-de-serra, tocando um acordeon de primeira, o músico luta para ter seu trabalho reconhecido na cidade de São Raimundo Nonato e região. Além de músico instrumentista, Edvan também é bom vocalista e em breve todos que gostarem de um forró bem tocado e bem interpretado vão poder comprar o CD deste artista Sanraimundense.

terça-feira, 12 de julho de 2011

RODA DE TRADIÇÃO



Dança folclórica típica da nossa região. Na Roda de São Gonçalo do Ponto de Cultura Culturart os brincantes dançam fazendo coreografias e rodas em frente a um altar improvisado com um ator representando a imagem de São Gonçalo. Os dançarinos uzam figurinos e adereços com muito enfeites e não viram as costas para o santo para não dar azar. No espetáculo dançam váras pessoas em duas fileiras, conduzidos por um Guia e um Contra Guia em cada uma. Essa Manifestação artística foi revitalizada na zona urbana de São Raimundo Nonato em 2008 na realização do projeto Contando, Cantando e Educando do Grupo Culturart, selecionado no Programa BNB de Cultura daquele ano, que valorizou o saber de mestres que ministraram oficinas para se formar este espetáculo de dança tradicional. O Grupo ensaia para se apresentar no dia22 de julho no Sesc em São Raimundo Nonato e no dia 19 de agosto de 2011 no Espaço Nordeste da Guaribas-PI.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CRIANÇAS NA TEIA DE LEITURA




A biblioteca Teia de Leitura está de portas abertas à comunidade e não é raro as crianças procurarem este espaço espontaneamente para ler e se divertir, só neste mês temos mais de 150 pessoas que procuraram a biblioteca para pesquisar, ler por diversão e pegar livro emprestado.

QUADRILHA NO SESC LER






Os alunos do Sesc Ler de São Raimundo Nonato dançaram uma lindíssima quadrilha no Arraia do SescLercom apoio do Ponto de Cultura Culturart que emprestou o figurino para os dançarinos, o eveto realizado no último dia primeiro de julho, ainda contou com apresentação a quadrilha do projeto de Habilidade de Estudos. Na ocasião compareceram mais de 200 pessoas para abrilhantar os espetáculos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

REISADO NA UNIVERSIDADE





O Espataculo Folia de Reis do Gruop e Ponto de Cultura Culturart foi apresentado mais uma vez na UESPI - Universidade Estadual do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato, na oportunidade os universitários estavam apresentando seminários sobre a cultura popular da nossa cidade o nos convidou para se apresentar enriquecendo o trabalho de pesquisa na culminancia do projeto pedagógico.