quinta-feira, 30 de junho de 2011

CURTA O FILME NO RÍTMO DAS BALADAS

Abdoraldo deixa a curtição das baladas para se dedicar ao estudo e ao trabalho comunitário no Cine Clube Arte e Cultura, passando da escola direto para o Cine Clube onde tem amigos que o convidam para a balada. O mesmo recusa, pois sua balada agora é outra, firmando o compromisso de trabalhar com as crianças da comunidade.

domingo, 26 de junho de 2011

CINEMA E LEITURA SE MISTURAM






Com objetivo de incentivar a leitura entre os jovens a bliblioteca Teia de Leitura vem realizando atividades com crianças, adolescentes e jovens que frequentam o Ponto de Cultura Culturart. Na Sessão Jovem de hoje do Cine Clube Arte e Cultura cerca de mais de 20 jovens praticaram a leitura de livros relacionado ao tema do filme em exibição. É durante as atividades artísticas que a leitura acontece, se estendendo até os familiares dos jovens através de emprestimos, pois quem leva um livro para casa lê e repassa oa maior número de pessoas possível. Assim a leitura chega a quase todos na comunidade.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO: FOTOS ARTÍSTICAS (1ª MOSTRA)














O Ponto de Cultura Culturart desafia iniciativas de artistas da região a mostrar seu talento e divulga o trabalho destes artistas e junto com eles a nossa cidade e região. O que temos aqui são belíssimas fotos artísticas do sertão do Piauí fotografadas pelo artista Agnaldo Ribeiro que é ator, compositor, escritor, diretor de teatro e cinema e se aventura na arte de fotografar com equipamento simples desde 1995, sendo que recentemente pesquisou sobre fotografia artística no ambiente natural com luz natural e o resultado é essa viagem pelo imaginário da imagem fotográfica.

domingo, 19 de junho de 2011

PARCERIA LEVA CINEMA ATÉ ESCOLA










Graças a uma parceria do Cine Clube Arte e Cultura do Ponto de Cultura Culturart com a direção da Unidade Escolar Epitácio Alves Pamplona faz acontecer uma sessão de cinema na escola toda sexta-feira. No último dia 17/06 os alunos assistiram dois curtas: O homem que bota ovo e Malasartes vai a feira, após a exibição aconteceu um bate papo muito proveitoso sobre o filme e na aula seguinte os alunos irão produzir textos baseado nos enredos dos filmes, uma forma de incentivar a escrita espontanea a partir do contato com a arte.

SESC PRESENTEIA SÃO RAIMUNDO COM EXPOSIÇÃO SOBRE MODERNISMO










Esta acontecendo até dia 22/06 no Centro Educacional SESC LER de São Raimundo Nonato a exposição A Semana de 22 e o Modernismo Brasileiro. A mostra traz telas de Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti entre outros. E uma ação do Projeto Arte SESC com exposiçao itinerante percorrendo todo o Brasil. São Raimundo Nonato já recebeu Portinari, Margareth Me, Alfredo Volpi, Impressionismo. Agora traz Modernismo provocado uma reflexão sobre a história da arte do Brasil, mostrando um importante movimento cultural que muito contribuiu para modelos artísticos, políticos no país por estimular o patiotismo e o desejo brasilidade.

sábado, 11 de junho de 2011

GRUPO ENSAIA APRESENTAÇÃO DE FLAUTA DOCE






O grupo Doce Flauta Folclórica ensaia espetáculo de música para apresentar no dia 29 de julho no Espaço Nordeste de Guaribas.
O Grupo tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade com a cultura da nossa região, e quando falamos em música regional lembramos principalmente do forró e conseqüentemente do acordeom. Assim o Grupo Doce Flauta Folclórica desafiou-se a tocar as músicas do lendário Luiz Gonzaga sem o auxilio do acordeom, mas mantendo o molejo e a desenvoltura desse ritmo que é mais que cultura é orgânico, está no sangue de cada um de nós. Além de músicas folclóricas de reisados, rodas de Gonçalo, batuques e outros folguedos.

ESPAÇO NORDESTE DE GUARIBAS VALORIZA SANFONEIRO










O show da Banda Jurandir do Acordeon no Espaço Nordeste de Guaribas no último dia 10 de junho, mostra como o O Banco do Nordeste do Brasil-BNB e o Instituto Nordeste Cidadania-INEC têm valorizado os sanfoneiros desta parte do Nordeste.
JURANDIR DO ACORDEON / SÃO RAIMUNDO NONATO-PI
Utilizando a Sanfona, o Triângulo, Zabumba e vocal, Jurandir do Acordeon é popularmente conhecido pelo seu talento, simplicidade e o espírito solidário, interpreta no palco clássicos de nomes consagrados do forró nordestino e algumas composições de compositores locais.
Jurandir começou a animar festas aos 15 anos de idade e já dividiu palco com artistas reconhecidos nacionalmente como Amado Batista, Banda Kalipso, Bartô Galeno entre outros, usando do seu talento para contribuir com a cultura local, animando voluntariamente feiras culturais escolares e na formação grupos de forró: JP e Banda Melodia, incentivando o surgimento de novos talentos musicais e geração de renda com a venda de shows.

Contato: (89)9401-1689

quinta-feira, 9 de junho de 2011

STUDIO GRAVA PARA ESTUDANTES





O Studio do Ponto de Cultura Culturart está bem movimentado desde o mês de maio, pois há uma grande procura de alunos e professores para gravarem CD com músicas de quadrilhas juninas, textos de peças teatrais e músicas para concorrer a prêmio. Nesta semana os alunos do colégio CEMTI Moderna de São Raimundo Nonato estão gravando a música " Flor Cajuina" de Luis Gustavo(letra) e Leoni Gonçalves (melodia) para concorrer ao festival estudantil do Piauí. Mesmo festival ao qual ganharam o prêmio de melhor música no ano passado.