segunda-feira, 24 de maio de 2010

OFICINAS DE ARTE SÃO REALIZADAS POR PONTO DE CULTURA EM SÃO RAIMUNDO NONATO

O Ponto de cultura Culturart iniciou na semana passada, as oficinas de dança e teatro 40 pessoas entre crianças jovens e adultos, realizadas na sede do ponto de cultura e dança, teatro e música nas Unidades Madre Lúcia e Edson Dias Ferreira, beneficiando mais de 90 crianças nas duas escolas.

Procure a sede do Ponto de Cultura Culturart na Rua Manoel A. da Silva, 373 – Gavião, ou se informe pelos telefones: 9419-5508 / 8802-7772 / 9405-7580, para efetuar sua inscrição para as oficinas de teatro, música e cultura digital que irão iniciar esta semana.

Fonte: Redação

FOLIA DE REIS É APRESENTADO EM LAGOA DAS EMAS

No último sábado dia 22 o Ponto de Cultura Culturart apresentou o Espetáculo Folia de Reis nos festejos religiosos da comunidade quilombola Lagoa das Emas a 28 km da sede do município de São Raimundo Nonato. Devido a um problema técnico na rede elétrica, a apresentação aconteceu acústica, porem não perdeu o brilho do Espetáculo, devido à atuação dos atores que fez o público interagir com a presença forte da cultura popular. Nesta apresentação em particular cerca de 400 pessoas participaram: crianças, jovens, adultos e idosos viajando nas melodias e letras das músicas, nos personagens das lendas regionais e no decorrer da trama cênica ao longo do espetáculo.

Redação



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ponto de Cultura inaugura sede em São Raimundo Nonato

Ponto de Cultura inaugura sede em São Raimundo Nonato


O Grupo Culturart inaugurou no ultimo dia 15 suas novas instalações na Rua Manoel A. da Silva, 373 no bairro Gavião, que também será sede do Ponto de Cultura Culturart. É a cultura se reinventando a cada dia, persistindo e influenciando positivamente na vida das pessoas.


O evento teve uma repercussão estadual uma vez que os pontos de cultura são entidades patrocinadas pelo Ministério da Cultura através do Programa Mais Cultura e pelo Governo do Estado através da FUNDAC e rede de Pontos de Cultura do Piauí. Contou com a presença de Dilma Andrade e Marilene representantes da FUNDAC, do prefeito municipal Padre Herculano Negreiros, do vereador Jairon Ramos, alguns secretários municipais, representantes de vários grupos tradicionais da cidade, da professora Zozilena Fróz da UFPI e bailarinos da cidade de Teresina.


Na oportunidade mais de 800 pessoas conheceram as novas instalações do Ponto de Cultura e assistiram as apresentações culturais: Folia de Reis e Roda de São Gonçalo do ponto de cultura Culturart; uma performance do grupo de bailarinos da cidade de Teresina; Dança Afro do Ponto de Cultura Expressão Cultural; e, Maculelê e Jogo do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil de São Raimundo Nonato.


O evento foi mais que um acontecimento cultural, é o início de um período de oportunidade de artistas e produtores se qualificarem nas oficinas promovidas no ponto de cultura Culturart: já estão abertas inscrições para oficinas de teatro, dança, música (flauta) e cultura digital, que além de serem oferecidas na sede do ponto, também irão acontecer nas escolas Madre Lúcia e Edson Dias Ferreira aos sábados, uma parceria entre o Ponto de Cultura, as duas escolas citadas e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Raimundo Nonato.

MATÉRIA RELACIONADA

Mais um Ponto de Cultura é inaugurado em São Raimundo Nonato

Grupo de São Raimundo Nonato realiza oficina de Roda de São Gonçalo

Fonte: Redação

Mais um Ponto de Cultura é inaugurado em São Raimundo Nonato


São Raimundo Nonato que já tinha um ponto de Cultura funcionando, agora terá outro. Ligado ao Grupo Culturart, O Ponto de Cultura Culturart será inaugurado no dia 15/05 de 2010 e conta com as atrações: Roda de São Gonçalo ( Ponto de Cultura Culturart); Dança Afro ( Ponto de Cultura Expressão Cultural); Maculelê e Jogo ( Raízes do Brasil) e Folia de Reis com seu figurino todo renovado (Ponto de Cultura Culturart).


O convite é estendido a toda a sociedade Sanraimundense, pois com essas ações que tem o patrocínio do Ministério da cultura e FUNDAC, são fundamentais para a democratização da cultura brasileira e essencial para revitalizar e valorizar a cultura da nossa cidade.

Já no dia 17 deste mês começam as atividades, sendo oferecido: oficina de música(flauta), teatro e cultura digital 1 (programas de Áudio). Atividades oferecidas aos sábados nas unidades Madre Lúcia e Edson Dias Ferreira devido a uma parceria do Ponto de Cultura Culturart com a Secretaria Municipal de Educação de são Raimundo Nonato e apoio de comerciantes da cidade.

Ofício nº 01/2010 São Raimundo Nonato – PI, 05 de maio de 2010

SENHOR (A)
Dirigente/ Presidente/ Gestor,


O Ponto de Cultura Culturart de São Raimundo Nonato, com objetivo de formar sujeitos participativos, utilizando a arte e a cultura como via de transformação social, formando novas platéias para produtos culturais, convida vossa senhoria e todos que fazem esta instituição/órgão público para participar da inauguração do Ponto de Cultura no dia 15/05/2010, a partir das 18:30h na sede do Grupo Culturart, na Rua Manoel A. da Silva, 373 - Bairro Gavião, com a seguinte programação:
• Visita às instalações do Ponto de Cultura - 18:30h

APRESENTAÇÕES CULTURAIS -19:30h

• Roda de São Gonçalo (Ponto de Cultura Culturart);
• Dança Afro (Ponto de cultura Expressão Cultural);
• Maculelê e jogo (Capoeira Raízes do Brasil);
• Folia de Reis (Ponto de Cultura Culturart).


Rua Manoel A. da Silva, 373 bairro:Gavião
São Raimundo Nonato-PI CEP:64770–000
Fone: (89) 8802-7772 ou 9419-5508
E-mail: culturart5@hotmail.com


Atenciosamente,

Agnaldo Ribeiro dos Santos
Presidente

Fonte: Redação

Grupo de São Raimundo Nonato realiza oficina de Roda de São Gonçalo

Desenvolvendo o Projeto FESTA DE REIS E SÃO GONÇALO patrocinado pelo Banco do Nordeste - parceria BNDES. O Grupo Culturart realizou no dia 08 de maio de 2010, oficina de Roda de São Gonçalo ministrada pelos mestres Tio João Barriga e Raimundo Derré residentes no Quilombo Lagoas do centenário grupo de São Gonçalo da Lagoa dos Prazeres e região. Participaram da oficina: arte-educadores do Culturart e pessoas da comunidade. Coordenação Agnaldo Ribeiro dos Santos.


Fonte: Redação